Bem-vindo ao eDB Plane It! Neste manual vamos aprender a utilizar as funcionalidades da plataforma. Para dúvidas sobre regulamentação, consulte nosso FAQ efetuando seu login e seguindo o caminho: “Menu → Suporte → FAQ”.
Lembramos que para utilizar o eDB como formato oficial de registro das horas da sua aeronave é necessário solicitar a homologação da aeronave junto ao SPO e receber uma LOA, caso deseje de auxílio com este processo envie um e-mail para <suporte@planeit.com.br> com a(s) matrícula(s) da(s) sua(s) aeronave(s) e o título “Auxílio Homologação SPO” que nossa equipe lhe prestará todo o suporte necessário!
Lembramos também que você pode utilizar o eDB em qualquer dispositivo móvel, desde que ele siga os padrões descritos na IS 91-002, ou documento que venha a substitui-la.
Algumas observações para a leitura deste manual:
- Nos exemplos utilizaremos uma aeronave de matrícula fictícia “PS-ABC”;
- Ao final do manual estão listados os documentos que embasam a utilização do eDB, a leitura e compreensão destes documentos é fundamental, Em caso de dúvidas sobre eles não hesite em entrar em contato!
Para realizar a migração é simples! Encerre o volume atual da sua aeronave no diário de bordo físico e abra um novo volume na plataforma da Plane It conforme descrito no Capítulo de abertura de volume
Lembramos que para utilizar o eDB como formato oficial de registro das horas da sua aeronave é necessário solicitar a homologação da aeronave junto ao SPO e receber uma LOA, caso deseje auxílio com este processo envie um e-mail para <suporte@planeit.com.br> com a(s) matrícula(s) da(s) sua(s) aeronave(s) e o título “Auxílio Homologação SPO” que nossa equipe lhe prestará todo o suporte necessário!
Para operadores cujas aeronaves tenham uma categoria de registro que não seja TPP (transporte aéreo privado), existem procedimentos adicionais além da LOA, se este for o seu caso indique isto no corpo do e-mail.
O registro de uma conta na plataforma é realizado acessando o endereço www.planeit.com.br, clicando no botão “criar uma conta”, e selecionando o tipo de conta a ser criado:
Usuário operacional: Se refere a usuários relacionados diretamente com a operação da aeronave: Donos, Operadores, Pilotos, Comissários etc.
Oficina ou mecânico Se refere a oficinas de manutenção, mecânicos empregados nestas oficinas e/ou mecânicos autônomos.
Se você for uma oficina ou mecânico(a), e também for operador/tripulante de uma aeronave, cadastre-se como oficina/mecânico. Na opção de oficina/mecânico, você ainda poderá registrar aeronaves, tripulantes e voos. Porém, na opção usuário operacional, você não poderá exercer funções de oficina/mecânico.
Após o correto preenchimento do cadastro, você receberá dois e-mails no endereço de e-mail cadastrado. O primeiro contendo um link para que você valide a sua conta e o segundo contendo o seu PIN individual (PI) que será discutido no capítulo 9 - Assinaturas.
Caso não encontre os e-mails, verifique a caixa de spam, se não estiverem lá, faça uma busca, dentro do seu e-mail, por “no-reply@planeit.com.br”, “Bem-vindo à Plane It” e “Valide sua conta”. Caso ainda assim não encontre os e-mails, entre em contato conosco através do e-mail suporte@planeit.com.br.
Após cadastrar sua conta, em seu login inicial, seu dashboard estará vazio, para começar a utilizar a plataforma, vamos cadastrar uma aeronave!
Um tripulante que presta serviços ao operador, também deve ter acesso aos registros das aeronaves. Todos os tripulantes, independente da função podem ser vinculados à aeronave, ou às aeronaves, nas quais atuam. O tripulante cadastrado terá acesso limitado a registro de voos, volumes, abastecimentos, occorências e discrepâncias, cadastro de inspeções regulares e manutenção, disponibilizar aeronave para oficina de manutenção, assinar registros e exportar dados das aeronaves vinculadas a ele.
Para registrá-los siga o caminho: “Menu → Tripulantes” e selecione a opção “Novo tripulante”, digite o e-mail do tripulante e selecione quais aeronaves você deseja que ele tenha acesso. A conferência e exatidão deste e-mail informado é de responsabilidade exclusiva do usuário! A conferência da identidade do tripulante, e do porte de habilitações adequadas e válidas é de responsabilidade do operador.
Caso o e-mail informado exista e esteja cadastrado na plataforma, o tripulante receberá um convite em sua conta para se tornar tripulante da(s) aeronave(s). Para aceitar, basta o tripulante ir em “Menu → Aeronaves cadastradas → Aeronaves” e a aeronave em questão terá um aviso de Convite pendente.
Após aceitar, o tripulante será adicionado na lista de tripulantes ativos da aeronave. Caso o e-mail não esteja cadastrado, será enviado um e-mail para o tripulante realizar o cadastro e aceitar o convite. Assim que aceito, também será adicionado na lista de tripulantes da aeronave, onde é possível verificar todos os tripulantes ativos, ou cada tripulante por aeronave. O gestor poderá ainda excluir tripulantes adicionados, na aba “por aeronave” o tripulante é excluído de uma aeronave específica, na aba “todos os tripulantes” ele(a) é excluído de todas as aeronaves em que você é gestor.
Com suas aeronaves e tripulantes registrados, vamos começar a registrar seus voos! A abertura e/ou encerramento de um volume e o registro de um voo podem ser efetuados tanto pelo tripulante quanto pelo gestor, porém para que essas ações sejam validadas será necessária a assinatura do piloto em comando (nos voos) e a assinatura do operador (tanto em voos quanto em volumes), ou pessoa designada para tal, dentro dos prazos previstos na Res 457.
Antes de registrar seu primeiro voo, é necessário registrar o termo de abertura do volume no qual este voo será registrado. Para isto basta ir no menu principal, expandir a opção “Registros de Voo” e selecionar a opção “Voos e volumes”. Na página de gerenciamento de voos, caso não haja nenhum volume aberto, você verá um botão para abrir um, basta clicar nele e você será direciona para a página de registro de termo de abertura.
No registro do termo de abertura, o único campo que precisará ser preenchido será o número sequencial (NN), caso seja seu primeiro volume registrado na plataforma, siga a sequência advinda dos diários físicos anteriores, ex: Se o último volume físico que você encerrou era ’03/PSABC/2022’ a numeração do seu volume na plataforma será ’04/PSABC/2022’.
Este formato de numeração segue o padrão previsto na Portaria 3220:
Art. 5º O diário de bordo utilizado [...] deve ter numeração única composta no formato NN/CC-MMM/AAAA, onde:
I - NN é um número sequencial crescente, devendo ser grafado o zero antecedente para o intervalo 1 (um) a (nove)[...] (Ex: 01)
II - CC é a marca de nacionalidade atribuída pelo RAB para a aeronave; (Ex: PS)
III - MMM é a marca de matrícula atribuída pelo RAB para a aeronave; (Ex: ABC)
IV - AAAA é o ano calendário em que ocorreu a abertura do diário de bordo (Ex: 2021)
Juntando os exemplos, este diário seria numerado como “01/PSABC/2021”.
Nestes campos devem ser preenchidos a data e os dados da aeronave no momento em que se lavra o termo de abertura, geralmente estes dados serão os mesmo que constam no termo de encerramento do último volume.
Caso algum dado seja preenchido de forma incorreta, é possível fazer a correção do mesmo na tela de gerenciar voos (Menu → Registros de voo), selecionando a aeronave desejada e a opção “Filtrar”. Feito isto serão exibidos o volume ativo e os voos registrados, basta clicar na opção de editar ao lado do volume desejado e você poderá editar o termo de abertura:
Para efetuar o registro do voo, o caminho será “Menu → Registros de voo → Voos e Volumes” ou, alternativamente, selecionando o ícone de registrar voo no cabeçalho (só estará disponível caso haja um volume aberto e um tripulante vinculado). Lembrando que para ser validado, após o registro, o voo deve ser assinado tanto pelo piloto em comando quanto pelo operador ou pessoa designada para tal, dentro dos prazos previstos na Res 457. Para assinar o registro siga o caminho: “Menu → Assinaturas → Minhas Assinaturas” e filtre as assinaturas pendentes, como descrito no Capítulo 9.
Na tela de registrar voo serão preenchidos os dados referentes ao voo. Conforme informado na imagem abaixo, alguns cálculos são automatizados para o preenchimento, tempo de voo diurno por exemplo, calculado de acordo com a hora de partida e corte e as localidades de origem e destino. Contudo, é responsabilidade do Piloto em Comando realizar a conferência e garantir a exatidão dos dados.
É possível adicionar dados de abastecimento na origem ou destino. O campo é opcional, e caso tenha acontecido abastecimento, deve-se preencher o tipo de combustível, preço e quantidade.
Em seguida, deve-se preencher o número de pessoas e carga a bordo, além da tripulação. O primeiro tripulante será sempre o Piloto em comando. Pode-se, então, adicionar mais tripulantes assim como necessário. Para estes seguintes tripulantes adicionados, é possível alterar a função que o mesmo exerceu durante o voo.
Os campos de “ocorrências” e “discrepâncias” são opcionais, e devem ser preenchidos apenas se houver algum acontecimento relevante. Caso haja mais de uma ocorrência ou discrepância no mesmo voo é possível adicionar mais campos para preenchimento através do botão “Adicionar”. O campo de ocorrências é destinado para os casos previstos no Capítulo III da Portaria 3220, “panes” ou quaisquer discrepâncias técnicas devem ser registradas no campo “discrepâncias”, segundo os exemplos abaixo de preenchimento. Por fim, basta clicar em “Registrar” para finalizar o registro do voo.
Após o cadastro do voo, é possível visualizar quais voos foram registrados seguindo o caminho: “Menu → Registros de voo → Voos e volumes”, selecionando a aeronave desejada e a opção “Filtrar”. Nesta tela você poderá editar ou deletar os voos cadastrados. Pode-se verificar também que assim que realizado, o registro permanece com a observação de “Ass: P”. Isso serve para lembrar que as assinaturas do voo por parte do Piloto em Comando e/ou operador ainda estão pendentes. Para assinar o registro, basta seguir o caminho descrito no Capítulo 9.
É possível ainda verificar quando um voo foi editado, e para buscar mais informações sobre quem realizou a edição e quando, basta clicar em “Editado”. No pop-up que abrirá é possível ainda, clicando em “Clique aqui”, visualizar o registro original antes da edição para qualquer verificação. Vale ressaltar que ao editar um registro já assinado, a assinatura perde validade e deve ser realizada novamente.
Para encerrar um volume, todos os registros daquele volume devem estar devidamente assinados. Feito isto, siga o caminho: “Menu → Registros de voo → Voos e volumes” e filtre pela matrícula da aeronave cujo volume você deseja encerrar, no caso deste exemplo, seria a matrícula “PS-ABC”. Ao filtrar pela matrícula você verá que o volume se encontra Aberto, selecione a opção encerrar e preencha os dados, lembrando que os dados da seção “dados da aeronave” são os totais da aeronave no momento em que se lavra o termo de encerramento.
Feito isto, siga novamente o caminho “Menu → Voos → Gerenciar voos” e filtre pela matrícula da aeronave cujo volume você encerrou e você verá que agora o volume se encontra encerrado.
Toda discrepância e ocorrência deve estar vinculada a um voo, para adicioná-las, registre ou edite o voo em que ela ocorreu, conforme descrito no Capítulo 5.
Quando um voo é lançado com uma discrepância ou ocorrência, este item ficará listado em sua respectiva página (Menu → Registros de voo → Discrepâncias/ocorrências).
A discrepância ficará marcada como pendente até que uma ação corretiva seja lançada para ela. O procedimento para registrar uma ação corretiva está descrito no subcapítulo 8.4. Ocorrências não necessitam ação corretiva.
No tópico de Inspeções e manutenções serão abordados os campos relativos a manutenção das suas aeronaves. É de suma importância que você cadastre todas as inspeções regulares de suas aeronaves e mantenha estes registros atualizados. É obrigatório que o eDB forneça os dados de quando está prevista a próxima inspeção regular e qual será esta inspeção, isto é feito de forma automática desde que os dados das inspeções regulares e dos voos realizados estejam atualizados.
Para visualizar quando, será a próxima inspeção regular, basta ir no dashboard e observar o campo “Horas disponíveis até a próxima manutenção”.
Para cadastrar as inspeções regulares siga o caminho: “Menu → Inspeções e manutenções → Inspeções regulares” e selecione a opção “Cadastrar nova inspeção regular”, lembrando que Caso a inspeção tenha vencimento tanto por horas de voo quanto por data, devem ser preenchidos todos os campos, caso contrário, preencha apenas os campos pertinentes.
Feito isto, seguindo o mesmo caminho (Menu → Inspeções e manutenções → Inspeções regulares) porém agora filtrando pela matrícula de uma aeronave, você poderá ver, editar e excluir todas as inspeções regulares cadastradas para aquela matrícula:
Antes de registrar uma manutenção, você precisa ter uma oficina vinculada à sua conta. Com as inspeções cadastradas, vamos registrar uma oficina. Para isto siga o caminho: “Menu → Inspeções e manutenções → Oficinas e mecânicos” e clique em “Registrar oficina”, você será direcionado à uma página para cadastrar o e-mail da oficina ou mecânico autônomo que realizará o serviço na sua aeronave. A conferência e exatidão deste e-mail informado é de responsabilidade exclusiva do usuário! A conferência da identidade do mecânico/oficina, e do porte de habilitações adequadas e válidas é de responsabilidade do piloto em comando.
Caso o e-mail informado exista e esteja cadastrado na plataforma, a oficina/mecânico será adicionada(o) na lista de registros ativos, caso o e-mail não exista, será enviado um e-mail para que este usuário efetue o cadastro. A oficina/mecânico cadastrado aparecerá na sua lista de oficinas cadastradas, onde também é possível visualizar dados da oficina e excluir da sua lista.
Antes de registrar uma manutenção, a aeronave precisa estar disponibilizada para manutenção. Para disponibilizar uma aeronave para manutenção, você precisa já possuir ao menos uma oficina cadastrada, como descrito no tópico anterior. Feito isto, siga o caminho: “Menu → Aeronaves cadastradas → Aeronaves” e, na página de aeronaves, no menu de ações, selecione a opção “Disponibilizar para manutenção”. Em seguida, selecione a oficina que irá realizar a manutenção.
A oficina selecionada agora terá acesso aos registros da sua aeronave por 30 dias, ou enquanto existirem pendências de assinatura para aquela oficina, isto é feito para que a oficina tenha acesso aos dados da sua aeronave somente quando você permitir.
Antes de registrar uma manutenção, você precisa ter ao menos uma inspeção regular cadastrada, uma oficina ou mecânico vinculado à sua conta e a aeronave precisa estar disponibilizada para manutenção. Caso seja uma oficina que irá realizar a manutenção, ela precisa ter ao menos um mecânico vinculado na conta dela.
O registro de uma manutenção pode ser feito por qualquer usuário com acesso à aeronave (o PIC ou a própria oficina por exemplo), mas só pode ser assinado pela oficina/mecânico responsável pelo serviço. Para registrar uma manutenção siga o caminho: “Menu → Inspeções e manutenções → Manutenções” e selecione a opção “Registrar manutenção”:
Ao selecionar está opção, você será direcionado a uma página que lhe permitirá escolher, dentre as oficinas para as quais está aeronave está disponibilizada, qual irá executar aquele serviço.
Para cada tipo de ação corretiva (inspeção, correção, etc) deve ser lançado um registro individual.
Para registrar a execução de uma manutenção regular, preencha os campos como no exemplo abaixo.
No campo de “Horas” deve se preencher as horas da aeronave no início da manutenção.
O campo “Horas previstas” deve ser preenchido com as horas totais para a próxima inspeção regular, ou seja, se a aeronave terminou a manutenção com 1002H totais e a próxima inspeção é de 100H, as “Horas previstas” para a próxima inspeção seriam 1102H.
Os campos “inspeção” e “próxima inspeção regular” são dropdowns que contém as inspeções regulares cadastradas, portanto é necessário que as inpeções regulares estejam cadastradas antes de efetuar o registro de uma manutenção.
Para confirmar que a manutenção foi cadastrada com sucesso podemos voltar para a página de manutenções (Menu → Inspeções e manutenções → Manutenções) e filtrar a inspeção pela matrícula desejada.
Nesta tela você também pode editar ou excluir um registro de manutenção cadastrado caso tenha havido algum erro.
Para cadastrar uma manutenção não regular, ou seja, uma manutenção que não era programada, podendo ser para correção de uma discrepância ou um upgrade de sistemas, o procedimento é o mesmo que para cadastrar uma manutenção regular, para mais detalhes veja o tópico anterior, porém o tipo de manutenção deve ser selecionado como “Não regular” e, caso aplicável, deve ser selecionada a discrepância que está sendo corrigida. Se isto não for aplicável, apenas descreva o serviço no campo “descrição”.
O campo “Próxima inspeção regular” deve ser preenchido com a próxima inspeção regular prevista após esta ação corretiva.
O campo horas previstas é preenchido com o total das horas ao final da manutenção + horas previstas para a próxima inspeção regular (no exemplo abaixo 1002+100=1102).
Caso seja corrigida uma discrepância cadastrada, esta discrepância deve ser indicada no campo “Discrepância corrigida”, feito isto aparecerão os campos para indicar o local da ação corretiva, qual foi a ação corretiva (Ex: Substituído o piloto automático P/N 1111 S/N 2222 Pelo piloto automático P/N 1111 S/N 2223) e o código ANAC (CANAC) de quem aprovou este serviço.
Conferindo novamente na tela de Manutenções cadastradas (Menu → Inspeções e manutenções → Manutenções → filtrando “PS-ABC”), podemos verificar que o serviço de manutenção foi cadastrado com sucesso:
Agora foi gerada uma pendência de assinatura para o mecânico responsável pelo serviço, no nosso exemplo, o Sr. José. Para que este registro seja validado, ele deverá assiná-lo e, o piloto em comando que realizar o voo imediatamente após esta correção, deverá também, assinar a ciência de que esta manutenção foi realizada, a assinatura desta ciência será feita através de uma pendência de assinatura na página de “minhas assinaturas”.
Pendência do mecânico:
Pendências do PIC:
Caso você realize manutenções com um mecânico independente, uma inspeção de 50H em uma aeronave TPP por exemplo, você deve registrar a inspeção normalmente, conforme descrito no presente capítulo¸ porém o piloto em comando deve orientar o mecânico que está realizando a inspeção para que ele se cadastre na plataforma e possa assinar este serviço. Isto pode ser feito seguindo os mesmos passos do cadastro de um usuário operacional, porém selecionando a opção de “mecânico/oficina” ao invés de “usuário operacional”.
Para que um registro de voo seja considerado válido, é necessário que haja as assinaturas tanto do piloto em comando quanto do operador vinculadas a ele. O(a) piloto em comando deve assinar o registro primeiro, e somente após esta assinatura, o operador poderá assinar o registro.
Os registros que requerem assinaturas são: Termo de abertura, Termo de encerramento, Registro de voos, registro de manutenção, ciência de retorno ao serviço.
Os prazos para que o operador assine os registros de voo, após a assinatura do piloto em comando, estão definidos no Art 9 º da Res. 457, sendo eles:
I - 2 (dois) dias para operadores sob o RBAC nº 121;
II - 15 (quinze) dias para operadores sob o RBAC nº 135;
III - 30 (trinta) dias para os demais operadores.
O Pin individual (PI) é um código alfanumérico (composto por números e letras) que será enviado para o seu e-mail após o cadastro, como descrito no Capítulo 3. Este código será utilizado para confirmar sua identidade ao assinar os registros, portanto é sua responsabilidade não o compartilhar com ninguém, além de não o utilizar como senha em outras plataformas. Também é necessário que você memorize o PI e apague o e-mail que o contém, para evitar que uma eventual falha de segurança em seu e-mail comprometa a integridade das suas assinaturas na plataforma da Plane It. Caso possua alguma dúvida entre em contato com o suporte.
Em caso esquecimento do PI, o usuário deve seguir o caminho “menu → minha conta” e selecionar a opção “Resetar PIN”.
Você receberá um e-mail no endereço de e-mail cadastrado com um novo PI, memorize este PI e apague o e-mail.
Para assinar um registro siga o caminho: “Menu → Assinaturas → Minhas Assinaturas” e filtre as assinaturas pendentes, lembrando que, para registros de voo, o piloto em comando deve assinar primeiro e, em seguida, o operador, seguindo os prazos da Res 457:
Selecionando o botão de ações, você terá a opção de visualizar ou assinar o registro. Clicando em “assinar”, um pop-up aparecerá para digitar o PIN. E pronto, o registro está assinado! Lembrando que se o operador da aeronave for diferente do piloto em comando que assinou o registro de voo, o registro deve, também, ser assinado pelo operador seguindo os prazos da Res 457.
Para conferir se o registro foi assinado siga o caminho: “Menu → Assinaturas → Relatório geral” e filtre pela matrícula desejada. Você verá um relatório discriminando quem assinou cada registro.
Sua senha e/ou PIN podem ser resetados a qualquer momento. A senha pode ser alterada de duas formas: ou selecionando a opção esqueci a senha na tela de login, ou, estando logado em sua conta, seguindo o caminho “Menu → Minha conta” e selecionando a opção “Alterar senha”. Em ambos os casos será enviado um e-mail com uma senha provisória e um link para que você faça a alteração para a senha desejada.
Para resetar o PIN, o caminho é o mesmo, selecione “Resetar PIN” e você receberá seu novo PIN no e-mail cadastrado dentro de alguns minutos.
Caso haja três tentativas sem sucesso de login em seu perfil, será encaminhado um e-mail para o endereço de e-mail cadastrado informando o ocorrido, caso você não reconheça estas tentativas resete sua senha e PIN imediatamente e entre em contato com o suporte.
As notificações podem ser consultadas no sino no canto superior direito, as notificações não lidas ficaram em negrito e com um marcador azul, como na foto abaixo.
Ao clicar nela você será direcionado ao registro pertinente. Você será notificado quando:
- Você receber um convite para ser tripulante de uma aeronave;
- Sua assinatura de piloto em comando ou operador for vinculada à um voo;
- Sua assinatura de piloto em comando ou operador for desvinculada de um voo;
- Sua assinatura for vinculada a um termo de abertura;
- Sua assinatura for vinculada a um termo de encerramento;
- Houver um voo pendente de assinatura;
- Sua assinatura for vinculada em um registro de ciência do retorno à operação;
- Sua assinatura for vinculada a uma ação de manutenção;
- Sua assinatura for desvinculada de um registro de ciência do retorno à operação;
- Sua assinatura for desvinculada de um registro de manutenção da aeronave;
- Sua assinatura for desvinculada de um registro de manutenção da aeronave;
- Você solicitar a homologação da sua aeronave;
- Sua assinatura for solicitada em um registro;
Caso necessite de suporte ou tenha alguma dúvida com relação a plataforma verifique se ela já não se encontra respondida nos FAQs através do caminho: “Menu → FAQ e suporte”. Alternativamente entre em contato pelo e-mail suporte@planeit.com.br e teremos prazer em ajudá-lo(a)!
O aplicativo possui um modo online e um offline (com funcionalidades restritas*), a existência e funcionamento deste modo offline é requisito da ANAC, porém existem alguns passos que o usuário deve tomar para garantir o funcionamento deste modo offline:
• O usuário deve possuir, no EFB em que o eDB será utilizado, o aplicativo do eDB da Plane it, baixado e atualizado na última versão disponível.
• Sempre que houver internet disponível, usuário deve fazer um login, online, imediatamente antes de cada voo, tanto no dispositivo primário quanto no de backup, para habilitar a função offline com os registros mais atualizados.
*Funcionalidades no modo offline se limitam à: Registrar um voo, assinar o voo, acesso aos dados dos últimos 30 dias de operação, no formato requerido para realização de rampas da ANAC.
Uma conta de oficina ou de mecânico é similar a uma conta de usuário operacional, porém com permissões para assinar manutenções.
O cadastro é feito da mesma forma que um usuário operacional, descrito no Capítulo 3, porém selecionando a opção de “usuário oficina/mecânico”.
Lembramos que os únicos mecânicos que precisam estar cadastrados são aqueles com função de assinatura, ou seja, os que devem assinar a liberação da aeronave.
Para vincular um mecânico à sua conta, faça siga o caminho: “Menu → Mecânicos → Novo mecânico”, em seguida insira o e-mail do mecânico que deseja cadastrar.
A conferência e exatidão deste e-mail informado é de responsabilidade exclusiva do usuário! A conferência da identidade do mecânico, e do porte de habilitações adequadas e válidas é de responsabilidade do piloto em comando, mas a oficina que realizou o cadastro também responde solidáriamente por esta responsabilidade.
Caso o e-mail informado exista e esteja cadastrado na plataforma, o mecânico será ativado imediatamente, caso contrário será enviado um convite para o e-mail informado. Na mesma página também é possível, visualizar e excluir os mecânicos.
Assim que uma aeronave for disponibilizada a você, você terá acesso aos registros desta aeronave e poderá registrar uma manutenção, realizando ou uma inspeção regular ou uma correção de discrepância. Havendo mais de uma discrepância a ser corrigida, será necessário o lançamento de um registro para cada correção.
Você terá acesso aos registros desta aeronave por 30 dias corridos, contanto do dia em que a aeronave foi compartilhada com você.
Para registrar uma manutenção basta seguir o descrito no subcapítulo 8.4.
Uma oficina não assina registro de manutenção, quem fará isto, serão os mecânicos cadastrados na oficina. Eles podem fazer isto como descrito no Capítulo 9.
PORTARIA Nº 3.220/SPO/SAR, DE 15 DE OUTUBRO DE 2019.
RESOLUÇÃO Nº 457, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2017.
RESOLUÇÃO Nº 458, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2017.
INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR – IS N° 91-002.
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