Alterações em nossa documentação
Olá! Visando garantir sempre o melhor serviço, e reafirmando nosso compromisso com a transparência e privacidade, fizemos atualizações nos seguintes documentos:

Termos de uso
Política de privacidade


Último termo de abertura: Nunca houve um volume aberto para esta aeronave
Último termo de encerramento: Nunca houve um volume encerrado para esta aeronave
Discrepâncias sem correção: 0
Última discrepância corrigida em: Nunca houve uma discrepância corrigida nesta aeronave
Inspeções regulares
Não há inspeções regulares com vencimento por horas de célula.

Atenção! Clicando em 'Assinar tudo', todos os seus registros pedentes serão assinados. A assinatura de múltiplos registros configura declaração de leitura, conferência e anuência integral e não isenta o usuário de suas responsabilidades para com os registros. Saiba mais ↗
Informe seu PIN Icone de informação
Para efetivar a assinatura deste registro, confirme o seu PIN. O PIN foi enviado para o seu e-mail no momento do seu cadastro na plataforma.
Caso você tenha esquecido o seu PIN, acesse a tela Minha conta, através do menu e faça o reset do seu PIN.
Escolha o tipo de exportação
PDF - para inspeção de rampa Icone de informação
Gera um PDF para apresentar em inspeções de rampa com os dados do . Por padrão, a exportação em PDF cumpre os requisitos para inspeção de rampa especificados na Res. N°457/2017 e na Portaria 3220/2019, exportando os últimos 30 dias de operação da aeronave. Caso você altere o período de exportação, o cumprimento destes requisitos fica única e exclusivamente sob sua responsabilidade!!
Excel - para uso livre Icone de informação
Gera um excel com os dados do .
Selecione o período que você deseja que seja exportado, caso nenhuma data seja informada, serão exportados todos os dados da aeronave.
Perguntas Frequentes

Começando a utilizar o eDB Plane it

O que fazer para registrar meus voos no eDB de forma oficial?

Para utilizar o eDB como formato oficial de registro das horas da sua aeronave é necessário solicitar a homologação da aeronave junto ao SPO e receber uma LOA, caso deseje de auxílio com este processo envie um e-mail para com a(s) matrícula(s) da(s) sua(s) aeronave(s) e o título “Auxílio Homologação SPO” que nossa equipe lhe prestará todo o suporte necessário! Lembramos também que você pode utilizar o eDB em qualquer dispositivo móvel, desde que ele siga os padrões descritos na IS 91-002, ou documento que venha a substitui-la.
Também encorajamos que sejam feitas as leituras recomendadas previstas no manual de uso.

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Posso utilizar o eDB da Plane it sem homologar minha aeronave junto ao SPO?

Sim, mas os registros feitos na plataforma não terão validade junto à ANAC, portanto ainda seria necessário realizar o registro em papel.

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Como fazer a solicitação ao SPO para migrar para o eDB?

Caso deseje de auxílio com este processo envie um e-mail para suporte@planeit.com.br com a(s) matrícula(s) da(s) sua(s) aeronave(s) e o título “Auxílio Homologação SPO” que nossa equipe lhe prestará todo o suporte necessário!

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Como migrar os registros do diário físico para o digital?

Não é necessário migrar os registros antigos para o eDB, simplesmente encerre seu diário físico e lavre um termo de abertura na plataforma da Planeit.

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Posso utilizar o eDB em qualquer dispositivo móvel?

Sim, desde que ele siga os padrões descritos na IS 91-002, ou documento que venha a substitui-la. Porém, deve haver apenas um dispositivo para uso como fonte oficial de registros da aeronave e um dispositivo de backup. O IMEI desses dispositivos deve estar cadastrado na plataforma.

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O que é um IMEI?

O código IMEI é o International Mobile Equipment Identity ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português. Um número de único e global, presente em aparelhos telefônicos como celulares. Fazendo uma analogia com automóveis, o IMEI equivale ao número de chassis de um carro e é usado como ID

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Como faço para saber o IMEI do dispositivo?

A forma mais fácil de obter o IMEI do dispositivo é digitando *#06# no teclado de chamadas. Também é possível obter o IMEI do dispositivo por meio das configurações, o que pode variar em função do modelo do dispositivo.

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Existe um manual de uso da plataforma?

Sim! Ele está disponível seguindo o caminho Menu → FAQ e Suporte → Manual do usuário

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Aeronaves

Como cadastro uma aeronave?

Para cadastrar uma aeronave, acesse Menu → Aeronaves Cadastradas → Aeronaves e por fim em “Nova aeronave”.
Após clicar em "Nova aeronave" preencha os dados da sua aeronave e clique em "registrar".

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Como definir novos gestores para a minha aeronave?

Acesse Menu → Aeronaves Cadastradas → Gestores. Na página que abrir, selecione a aeronave desejada e a lista de gestores aparecerá. Essa funcionalidade está disponível apenas para gestores.

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Como transferir uma aeronave para um novo dono?

A transferência de propriedade derá ser feita pelo operador. Para realizar a transferência: acessar Menu → Aeronaves Cadastradas → Aeronaves, clique na aeronave desejada, selecione a opção de “Transferir aeronave”. Lembrando que para que a transferência seja efetuada, não podem haver assinaturas pendentes, o diário deve ser fechado (termo de encerramento) antes da transferência e o novo operador tem que ter cadastrado uma conta na plataforma.

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Como exporto os dados de uma aeronave?

É possível exportar todos os dados registrados de uma aeronave, incluindo seus voos, manutenções para um documento em PDF a qualquer momento. Seja por fiscalização ou outro motivo. Basta seguir o caminho (Menu → Aeronaves Cadastradas → Aeronaves) e clicar em exportar dados que o documento será baixado.

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Como altero o IMEI ou número de série do dispositivo primário da aeronave?

Caso sua aeronave seja esteja registrada como fonte oficial de diário de bordo, você pode alterar o IMEI dos dispositivos vinculados. Acesse o caminho Menu → Aeronaves cadastradas → Aeronaves → clique sobre a aeronave desejada → Visualizar → Alterar dispositivos.

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Papeis de um usuário

O que é o papel de um usuário

O papel de um usuário em uma aeronave representa o tipo de permissão que ele possui para acessar os registros de uma determinada aeronave. Para cada aeronave, um usuário poderá ter os seguintes papeis: visualizador, tripulante, piloto chefe, gestor, oficina ou mecânico. Com base no seu papel, o usuário pode ou não ter permissões para executar determinadas ações.

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Visualizador

O usuário com papel de visualizador da aeronave poderá apenas visualizar os registros da aeronave.

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Tripulante

O usuário com papel de tripulante da aeronave poderá visualizar e assinar registros de voo.
Ele também poderá visualizar e registrar inspeções regulares e eventuais manutenções.

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Piloto chefe

O usuário com papel de piloto chefe da aeronave poderá visualizar, editar, excluir e assinar registros de voo.
Ele também poderá visualizar e registrar inspeções regulares e eventuais manutenções.
Ele também poderá adicionar e remover tripulantes da aeronave

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Gestor

O gestor possui todas as permissões de gerenciamento da aeronave.

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Oficina

O usuário com papel de oficina da aeronave poderá visualizar os registros de voo, bem como o histórico de manutenção da aeronave
Ele também poderá registrar e editar inspeções regulares e manutenções.

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Mecânico

O usuário com papel de mecânico da aeronave poderá visualizar os registros de voo, bem como o histórico de manutenção da aeronave
Ele também poderá registrar e editar inspeções regulares e manutenções.

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Tripulantes

Como adicionar um tripulante à uma aeronave?

Acesse Menu → Tripulantes, selecione a opção “Novo tripulante”, digite o e-mail do tripulante e selecione as aeronaves que deseja que ele tenha acesso. Um convite será enviado ao tripulante e, assim que ele aceitar, ele estará disponível na lista de tripulantes da aeronave.
Lembrando que a responsabilidade de averiguar a identidade do(a) tripulante, e o porte de licenças/habilitações adequadas é do operador ou do diretor de operações.

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Registros

Como registrar um voo?

Para efetuar o registro do voo, o caminho será Menu → Registros de voo → Voos e volumes → “Novo Voo”.
Existem alguns pré-requisitos para o registro de um voo: Deve haver ao menos uma aeronave cadastrada/visível na conta, a aeronave deve possuir um volume aberto, deve haver ao menos um tripulante cadastrado e pelo menos a próxima inspeção regular a ser executada deverá ter sido cadastrada.

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Como registro um abastecimento?

Todo abastecimento deve estar vinculado a um voo. Para adicionar um abastecimento registre ou edite o voo em que ele ocorreu.

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Quando devo abrir ou encerrar um volume?

Para o eDB, não existe limite de páginas em um volume, porém a ANAC requer que volumes sejam abertos e fechados em intervalos de tempo lógicos para manter a consistência com o sistema antigo
Assim recomendamos que os volumes sejam abertos todo dia 01 de Janeiro e encerrados todo dia 31 de Dezembro

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Como abro um volume?

Acesse Menu → Registros de voo → Voos e Volumes, caso você não tenha um volume aberto, você verá a opção de lavrar um novo termo de abertura (+).
Atenção! Para abrir um volume é necessário que haja uma aeronave cadastrada e selecionada!

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Por que não consigo abrir um novo volume?

A opção de abrir um novo volume só é visível quando não existe um volume aberto para aquela aeronave. Caso não existam volumes abertos e ainda assim você não consegue abrir um volume, entre em contato com o suporte

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Como encerro um volume?

Acesse Menu → Registros de voo → Voos e Volumes e filtre a aeronave cujo volume você deseja encerrar. Selecione a opção “encerrar” no volume.
Atenção! Você só conseguirá encerrar um volume caso não existam pendências de assinatura nele.

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Por que tenho que abrir e encerrar volumes se o meu diário é digital?

Segundo a ANAC: Foi mantido o conceito de volume e sua numeração para manter a coerência com o histórico pré-existente de diários de bordo das aeronaves, que passa ser formado por um conjunto de volumes que podem ser impressos ou digitais. Os termos de abertura e encerramento tem a função de definir, de maneira precisa e formal, onde começa e termina um determinado volume de diário de bordo, seja ele impresso ou digital.

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Como visualizar voos já registrados?

Acesse Menu → Registros de voo → Voos e volumes, filtre pela aeronave desejada e selecione a opção de “visualizar” no voo desejado.

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Como alterar um registro?

Acesse Menu → Registros de voo → Voos e volumes, filtre pela aeronave desejada e selecione a opção de “alterar” no registro desejado. Registros alterados ficarão marcados com “Editado” em laranja. Esta marcação é para efeito de conferência. O registro válido, em uma eventual rampa da ANAC, é o último que foi lançado.
Lembrando que caso um registro já assinado tenha sido editado, este deve ser assinado novamente.

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Meu registro foi editado, posso ver a versão original ainda?

Sim, quando um registro for alterado, ele ficará marcado como “editado”. Ao clicar neste “editado”, será possível verificar quem realizou a alteração e quando, além de verificar o registro original se necessário.

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Lançamento de discrepâncias (panes)

Como lanço uma discrepância?

Toda discrepância deve estar vinculada a um voo, para adicionar uma discrepância registre ou edite o voo em que ela ocorreu.

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Como vejo as últimas discrepâncias lançadas?

Para visualizar as discrepâncias lançadas, selecione, no menu principal, Registros de voo → Discrepâncias e filtre pela aeronave desejada

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Inspeções e manutenções

Qual a diferença entre uma inspeção regular e uma manutenção?

Na tela de Inspeções regulares, você deve registrar quais são as inspeções (ou revisões) que a aeronave faz com regularidade. Registrar uma inspeção regular não quer dizer que ela foi executada.

Já a manutenção representa uma ação pontual, que pode ser do tipo regular ou não regular. A manutenção regular representa a execução de uma das inspeções regulares cadastradas para a aeronave, enquanto a manutenção não regular representa uma ação corretiva ou outros serviços não relacionados com as inspeções regulares da aeronave.

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Por que devo cadastrar inspeções regulares?

Assim como no diário de bordo em papel, é necessário saber qual será a próxima inspeção regular e com quantas horas ela será realizada. Com base nisso, calculamos pra você as horas disponíveis da aeronave.

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Como cadastro inspeções regulares (50h/100h/etc)?

Para cadastrar as inspeções regulares siga o caminho: Menu → Inspeções e manutenções → Inspeções regulares e selecione a opção “Nova inspeção regular”.

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Como registro uma manutenção?

Antes de registrar uma manutenção, você precisa ter uma oficina vinculada à sua conta e a aeronave deve ser disponibilizada para esta oficina. Feito isto, O registro de uma manutenção pode ser feito por qualquer usuário com acesso à aeronave (o PIC ou a própria oficina por exemplo), mas só pode ser assinado pela oficina/mecânico responsável pelo serviço. Para registrar uma manutenção siga o caminho: “Menu → Inspeções e manutenções → Manutenções” e selecione a opção “Registrar manutenção”

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Como vínculo uma oficina ou mecânico autônomo à minha conta?

Acesse Menu → Inspeções e manutenções → Oficinas e clique em “Registrar oficina”, você será direcionado à uma página para cadastrar o e-mail da oficina ou mecânico autônomo que realizará o serviço na sua aeronave.
Caso o e-mail informado exista e esteja cadastrado na plataforma, a oficina/mecânico será adicionada(o) na lista de oficinas ativas. Caso o e-mail informado ainda não seja um usuário já cadastrado na plataforma Plane it, será enviado um e-mail para a oficina/mecânico com as instruções para cadastro. Quando a oficina/mecânico se cadastrar na Plane it você poderá vê-la na lista de oficinas ativas.

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Como disponibilizo um aeronave para manutenção?

Para disponibilizar uma aeronave para manutenção, você precisa já possuir ao menos uma oficina/mecânico cadastrado, como descrito no tópico anterior. Feito isto, siga o caminho: “Menu → Aeronaves cadastradas → Aeronaves” e, na página de aeronaves, clique sobre a aeronave na qual você deseja disponibilziar para manutenção, selecione a opção “Disponibilizar para manutenção”. Em seguida, selecione a oficina que irá realizar a manutenção.

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Quem pode registrar uma manutenção?

O registro de uma manutenção pode ser feito por qualquer usuário com acesso à aeronave (o PIC ou a própria oficina por exemplo), mas só pode ser assinado pelo mecânico responsável pelo serviço.

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Quem deve assinar a execução de uma manutenção?

O mecânico responsável pelo serviço.

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Qual a diferença entre uma manutenção regular e uma não regular?

Uma manutenção regular é aquela que executa uma inspeção regular, ou seja, todo aquele serviço que deve ser realizado em um intervalo de tempo pré-determinado, por exemplo uma manutenção de 100H ou o cva (que deve ser realizado todo ano).
Uma manutenção não regular é todo aquele serviço que não era previsto, por exemplo uma manutenção para trocar um pneu que estourou no pouso.

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De quem é a responsabilidade de averiguar a identidade do(a) mecânico, e o porte de licenças/habilitações adequadas e válidas para execução do serviço?

Segundo os § 3º e § 5º do capítulo VII da portaria 3220 de 15 de outubro de 2019, está responsabilidade é do piloto em comando ou diretor de manutenção

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Senhas, PIN e assinaturas

O que é o PIN?

O PIN é um código alfanumérico (composto por números e letras) que será enviado para o seu e-mail após o cadastro. Este código será utilizado para confirmar sua identidade ao assinar os registros, portanto é sua responsabilidade não o compartilhar com ninguém, além de não o utilizar como senha em outras plataformas.

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Posso assinar mais de um registro de uma vez? Quais são minhas responsabilidades?

Sim. Você pode assinar todos seus registros pendentes clicando no botão 'Assinar tudo' na página 'Minhas assinaturas'.
Com relação a responsabilidade, a assinatura de múltiplos registros configura declaração de leitura, conferência e anuência integral e não isenta o usuário de suas responsabilidades para com os registros.
Por exemplo, se um operador está assinando todos os registros feitos pelo seu piloto, sem visualizar estes registros um a um na plataforma, mesmo assim o operador, ao assinar, assume responsabilidade pela exatidão e veracidade dos dados contidos nestes registros. Pois, como houve a assinatura, entende-se que o operador averiguou estes registros de algum outro modo satifatório a ele(a).
Seja através do acompanhamento do preenchimento ou da delegação de alguma responsabilidade. Independente do caso, este processo externo é indispensável e de inteira responsabilidade do usuário (neste exemplo, seria do operador).

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Como troco a minha senha?

A senha pode ser alterada de duas formas: ou selecionando a opção esqueci a senha na tela de login, ou, estando logado em sua conta, seguindo o caminho Menu → Minha conta e selecionando a opção “Alterar senha”, será enviado um e-mail com uma senha provisória, que deve ser utilizada para definir a nova senha.

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Como resetar o meu PIN?

O PIN pode ser alterado seguindo o caminho Menu → Minha conta e selecionando a opção “Resetar PIN”

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Como vejo se tenho registros com assinatura pendente?

Para ver se você tem um registro com assinatura pendente, no menu principal, selecione a opção Assinaturas → Minhas assinaturas e filtre por assinaturas pendentes, caso haja alguma assinatura pendente ela aparecerá na lista.

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O que é uma assinatura de ciência de correção?

Após a correção de uma discrepância, o piloto em comando que realiza o voo imediatamente após esta correção, deve assinar uma ciência que ela foi corrigida.

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O operador deve assinar todos os registros de voo?

Sim. De acordo com a Res. 457, todo registro de voo deve ser assinado pelo PIC e, adicionalmente, pelo operador ou pessoa formalmente designada e competente para tal.

No caso de operações segundo o RBAC 91:
No caso de um Operador Pessoa Jurídica, a pessoa designada e competente, Preposto da Empresa, é uma Pessoa Física que possui relação com a empresa (o Proprietáro ou Sócio) ou um Procurador designado pela empresa, devidamente registrado em Cartório.
No caso de Operador Pessoa Física, será somente ela ou um Procurador, também devidamente registrado.
Para designar uma pessoa para assinar os registros em nome do operador, será necessário enviar o pdf da procuração registrada em catório ou o contrato social, conforme aplicável. Em caso de dúvidas entre em contato com o suporte e te ajudaremos com todo o proceso!

No caso de empresas operando sob o RBACs nºs 121 ou 135:
É considerado(a) pessoa competente para a assinatura o(a) diretor(a) de operações. Para que ele(a) assine em nome do operador, será necessário envio de documento que comprove o exercício do cargo (EO por exemplo).

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Modo offline

O que devo fazer para utilizar o modo offline?

Possuir, no EFB em que o eDB será utilizado, o aplicativo do eDB da Plane it baixado e atualizado na última versão disponível.
• Sempre que houver internet disponível, usuário deve fazer um login, online, imediatamente antes de cada voo, tanto no dispositivo primário quanto no de backup, para habilitar a função offline com os registros mais atualizados.

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Quais são as restrições do modo offline?

Funcionalidades no modo offline se limitam à: Registrar um voo, assinar o voo, acesso aos dados dos últimos 30 dias de operação, no formato requerido para realização de rampas da ANAC.

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Ter o aplicativo em meu EFB é facultativo?

Não. É um requisito da ANAC que seja possível assinar os voos mesmo sem acesso a internet, para isto é necessário o aplicativo em seu eFB.

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Conta de oficina/mecânico

Como realizo cadastro de uma conta de oficina/mecânico?

O cadastro é feito da mesma forma que um usuário operacional, descrito no Capítulo 3 do manual do usuário, porém selecionando a opção de “usuário oficina/mecânico”.

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Como vinculo um mecânico para executar um serviço pela minha oficina?

Lembramos que os únicos mecânicos que precisam estar cadastrados são aqueles com função de assinatura, ou seja, os que devem assinar a liberação da aeronave. Acesse Menu → Mecânicos → Novo mecânico, em seguida insira o e-mail do mecânico que deseja cadastrar

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Como registro uma manutenção?

Acesse Menu → Inspeções e manutenções → Manutenções. Assim que uma aeronave for disponibilizada a você, você terá acesso aos registros desta aeronave e poderá registrar uma manutenção, realizando ou uma inspeção regular ou uma correção de discrepância. Havendo mais de uma discrepância a ser corrigida, será necessário o lançamento de um registro para cada correção.

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A oficina precisa assinar o registro de manutenção?

Uma oficina não assina registro de manutenção, quem fará isto, serão os mecânicos cadastrados na oficina.

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Começando a utilizar o CTM Plane it

Para que serve o CTM Plane it?

O controle técnico de manutenções (CTM) Plane it, permite que você tenha total controle do cronograma de manutenções de cada componente controlado instalado em sua aeronave. O CTM Plane it é muito mais preciso que outras ferramentas de CTM por ser totalmente integrado ao eDB Plane it e possui diversas automações para facilitar o trabalho.
Além disso, CTM Plane it, é integrado ao MarketPlane. Com base nos vencimentos e nos part numbers cadastrados, você recebe cotações proativamente para facilitar o controle de suprimento de peças e serviços.

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Como testar o CTM?

Para testar o CTM, basta ter uma aeronave cadastrada e em seguida acessar Menu->CTM->Dashboard. Em seguida, basta clicar em "Testar gratuitamente". Feito isso, você terá acesso ao CTM Plane it gratuitamente por um determinado período.

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